terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


Quem é o Presidente Drógado?


Fotografia tirada por Mário Tomé.

Foi no Intendente que me cruzei pela primeira vez com o Presidente Drógado. Na altura, e festejando o bom narcisismo da Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, em modo banda. Era um fim de tarde de sábado e fiquei tão fascinado com a sua espontaneidade tão portuguesa de um qualquer bairro problemático, e com o tom psicadélico que a banda lhe dava por trás, que prometi a mim mesmo que nunca perderia qualquer aparição pública deste na minha zona.

Pois então no sábado passado dei por mim, em modo tasco em Alfama, no acolhedor Bar O Tradicional, a ouvir músicas sobre Drogas de A a Z, sobre o Bairro Alto, sobre o desejo de ver o Tom Waits num Bar de Alterne do Cais do Sobré, sobre o Cristiano Ronaldo, etc. etc., a solo com a sua guitarra ou acompanhado pela Rita Braga ou ainda pelo novato da Cafetra, o Smiley Face e nunca, ou quase nunca, fugindo do tema central do submundo bairrista do álcool e das drogas.

Já dono de uma discografia de 4 óptimos discos, sempre lançados em modo DIY, CD-R e em edições ilimitadíssimas na sua própria 'Leote Records', ao vivo é que se sente a sua música, pois é música que faz conviver, beber, rir, gargalhar e é tão bairrista que nos faz querer ser transportados para um bairro antigo português onde o tenhamos como vizinho.

Para ouvir: http://www.reverbnation.com/presidentedrogado
Para ver: http://amusicaportuguesaagostardelapropria.org/videos/tom-waits/

Discografia:

  • * Presidente Drógado 1 (produzido por Bernardo Devlin), 2009
  • * PD 2 - Salazar, Saddam Hussein, Cristiano Ronaldo e Cavaco Silva, 2010
  • * More Songs About: Melómanos, Arquivistas e Rouxinois, 2011
  • * A Minha Drogaria - EP, 2012