segunda-feira, 11 de maio de 2009


Cavalheiro no Santos da Casa

Quem é este Cavalheiro? Tiago Ferreira. Quem é Tiago Ferreira? Musico que nos habituamos a ver tocar de forma superior bateria nos Veados Com Fome.
Aqui este Cavalheiro segue por um caminho musical bem diferente daquele que nos tinha mostrado no seu anterior projecto.
Para começar larga as peles. Pega numa guitarra eléctrica, aqui e ali num teclado, canta (em português) e segue sozinho rumo a uma estrada que o próprio define de ambiental.
De facto a parte musical tem aqui e ali algumas inspirações ambientais. O que é um facto inegável é que quando Tiago mete a sua voz sobre a camada de notas debitada pela guitarra e pelo teclado, a nossa memória é assaltada por alguns temas de José Mário Branco. O caso mais flagrante é a faixa “De Nós Nada Restará”.
Sem ser revolucionário Tiago Ferreira, apresenta-nos um EP, simples, directo e cativante. Segue um rumo diferente do de muitos cantautores.
Pega num legado trazido dos tempos anteriores à revolução dos cravos, e dá-lhe um roupagem moderna, não escrevendo no entanto letras contestatárias.
Por isso para alem de José Mário Branco, por aqui vemos igualmente espelhado um Zeca Afonso ou um Fausto,
São 4 os temas que fazem este EP. Sons pardacentos que trazem o amor entre as palavras.
É verdade este senhor é mesmo um cavalheiro... E desta estirpe já se conhecem poucos…

Nuno Ávila

http://santosdacasa.blogspot.com