sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009


The ALTO! sessions.tombo1

Fomos gravar a casa do Cachada ( produtor de inúmeros projectos ligados à honeysound. http://www.honeysound.com ) em Creixomil, ali de quem vai de Barcelos para Esposende.
Abastecemo-nos primeiro com 3 grades de cristal e montámos as coisas na sala.

A coisa ia funcionar da seguinte maneira. Tinhamos 4 dias para gravar, misturar e masterizar a coisa. Takes à primeira, cada um ia gravando à vez, servindo os outros de guia. Cantei para uns headphones ligados a um módulo de delay bastante antigo ( dos 70s) que acabei por utilizar em grande parte.
Primeiro dia iamos gravar as baterias. Detectamos um "pick pick pick" da tarola do Senra que tornaram os esforços de o gravar inúteis.

Segundo dia, já passou metade do tempo que temos para gravar e ainda não gravamos nada. O "pick" desapareceu, as baterias são gravadas, o Rato está sempre a mandar vir porque tem um cobertor em cima do amplificador e não se ouve. Aproveitamos o fim da tarde e o Maison gravar as linhas de baixo. Quase tudo ao primeiro "take", o tempo é curto e isto não o "The Wall".
A meio da tarde gravamos o discurso do Obama da televisão para os microfones da bateria.Utilizámos algumas partes e é uma pena que o homem não siga uma carreira a gravar para a Def Jam. Grande métrica, tempo e ritmo, Barack.

Terceiro dia fica só para guitarras. Eu não pude aparecer, por isso não sei como correu.

Quarto dia tenho de gravar as vozes todas, os outros bandidos já gravaram coros com um sotaque minhoto-britânico no ponto. Despacho a coisa ao primeiro ou segundo "take". Se rodrigar à volta da coisa, será sempre por coisas parvas.
O Cachada enfia um korg de bolso, que mais parece um gadget japuna numa música.
O Nico chega ao fim da tarde e mete numa música uma harmónica à coyote Nelo Jovem, e noutra um teclado mega-xunga à The Fall. O Ricardo aparece às 21h e mete um solo Hendrix/Creedence.
O Zé manda-nos todos embora e diz-nos que nos dá a gravação na próxima quarta.

5 das 6 músicas estão aqui:

http://www.myspace.com/bandalto