quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009


Japrocksampler: Akira Ishikawa & Count Buffaloes - Uganda

Nos últimos tempos as minhas viagens para o trabalho têm sido acompanhadas pelo senhor Julian Cope e pelo seu Japrocksampler. Tem sido uma leitura lenta, a cada página sou mergulhado num mar de informação. Mais do que uma visão sobre o Japão, o livro encerra um olhar global do mundo pós-guerra.
Apesar da dificuldade em me lembrar dos nomes dos intervenientes, as descobertas têm sido imensas e como tal obrigam á partilha. Assim, de tempos a tempos vou deixando aqui algumas pistas do Japão underground.



Akira Ishikawa, era um conhecido baterista japonês e líder da banda de apoio ao mega e histérico sucesso mundial "Hair". A vida corria bem a Ishikawa mas dois meses depois da estreia do musical no Japão, todo o elenco e equipa de produção foram presos por posse de drogas levando assim ao cancelamento do sonho hippie japonês.
Sem trabalho, Ishikawa virou-se para um sonho antigo; combinar o tribalismo africano com o fuzz vindo do continente americano. Para tal viajou para África e quando voltou da sua expedição convidou o incrível guitarrista Kimio Mizutani para produzir o efeito pretendido.

Assim surge "Uganda", álbum de Acid Rock Afro-Delic que combina fields recordings de áfrica, percussões tribais, banjos japoneses em extâse e fuzz, muito fuzz que trespassa nomes como Sammy Hagar ou Frank Zappa.




O álbum já deve valer mais do que os nossos pequenos bolsos podem desejar no e-bay por isso aqui fica.