quinta-feira, 16 de abril de 2009


Uma lenda viva no Porto e depois festão pela noite dentro



"O guitarrista norte-americano Peter Walker é uma das maiores histórias por contar dos 1960’s. "Rainy Day Raga" (1967) e "Second Poem to Karmela" (1969), os dois álbuns que lançou nessa década através da mítica Vanguard, abanaram o mundo pela forma como fundiram a tradição folk americana com as ragas indianas de Ravi Shankar ou Ali Akbar Khan. Tecnicamente irrepreensível, Walker soa como nenhum outro (antes ou depois), desenhando nas cordas de nylon um infinito desdobramento de soluções – dedos feitos asas num universo mitológico. Nada surpreendentemente, Ben Chasny (Six Organs Of Admittance) refere-o frequentemente como a sua maior influência, à frente de John Fahey e Robbie Basho.

Com o fim dos anos 60 e o eclipse da geração LSD Peter Walker desapareceu gradualmente de cena. Pouco ou nada se soube durante quase quatro décadas até que em 2007 Joshua Rosenthal da Tompkins Square Records organizou o álbum-tributo “A Raga for Peter Walker”, com a participação de Thurston Moore (Sonic Youth), Jack Rose, James Blackshaw, Robbie Basho-Junghans, entre outros. Na sequência do apoio de toda uma nova geração de entusiastas da guitarra, Walker regressou o ano passado ao estúdio, gravando (também para a Tompkins Square Records) o transcendental “Echo of my Soul”, onde é notório o seu crescente interesse pela guitarra flamenca. Já este ano editou “Lost Tapes 1970”, disco que reúne um conjunto de antigas gravações inflamadas e que justifica a actual digressão europeia... No dia seguinte segue para Lisboa para tocar na ZDB" Texto ZDB

Tompkins Square: http://www.tompkinssq.com/walker_echo.html
Birdman Records: http://www.birdmanrecords.com
Uncut: http://www.uncut.co.uk/blog/index.php?blog=6&p=695&more=1&c=1&tb=1&pb=1
BBC Radio 4: http://www.bbc.co.uk/radio4/today/reports/arts/peterwalker_20080425.shtml
Tiny Mix Tapes review: http://www.tinymixtapes.com/Various-Artists-Tompkins-Square
Pitchfork review: http://www.pitchforkmedia.com/article/record_review/39128-a-raga-for-peter-walker

Na primeira parte, Tiago Ferreira (ex-Veados Com Fome, Etna) apresenta-se num formato cancioneiro na forma de Cavalheiro. O concerto será aproveitado para o lançamento do seu Ep homónimo.
http://www.myspace.com/musicacavalheiro
www.myspace.com/musicacavalheiro


As actividades curriculares iniciam-se com a apresentação do festival Indie Lisboa '09 e continuam pela noite dentro com o Cabaret das Broken Hearts acompanhadas pela Marawa. Campeã mundial do Hula Hoop na sala palco. Enquanto no Cubo, o som disco nova iorquino dos In Flagranti vai dar que suar.