quinta-feira, 19 de novembro de 2009


Amanhã: The Atomic Bitchwax + Acid Jesus




Banda formada por veteranos da cena stoner/psicadélica de New Jersey - por Ed Mundell, guitarrista de Monster Magnet e pelo baixista/vocalista Chris Kosnik (ex Godspeed) que, conjuntamente com um baterista, se costumavam encontrar numa cave nos seus tempos livres para se divertirem um bocado. Depois de quase 7 anos a fazer intensas e despreocupadas jams em 99 o trio finalmente arranja tempo para gravar o seu primeiro álbum . O som é um hard rock à la anos 70 com fortes doses de space rock e psicadelismo. Em 2000 sai o 2.º álbum seguido em 2002 pelo ep “Spit Blood”.
Em 2003 o habitualmente tímido Ed Mundell, pouco confortável com a seu status de estrela da banda decide sair e confinar-se ao seu habitual papel de secundário em Monster Magnet. No interregno Kosnik arranja tempo para formar outra banda – Black Nasa . A solução para o lugar de guitarrista é encontrada em Finn Ryan – vindo da fabulosa banda de stoner progressivo Core, que com a dissolução desta se ocupa dos Atomic Bitchwax a tempo inteiro. Esta formação grava o álbum “3” e o ep “Riffbox”, até que se dá uma troca de baterista – sai o baterista de sempre e entra Bob Pantalla, também actual baterista de Monster Magnet.
Se nos primeiros álbuns a música de Atomic Bitchwax tem um forte pendor de desbunda psicadélica, contando com muitos temas instrumentais, nos últimos anos têm-se aproximado cada vez mais do formato tradicional de canção com a ajudas das harmonias vocais do guitarrista Ryann. É este o som que caracteriza o último álbum deste experiente trio – “Tab 4”, editado no início deste ano.

www.myspace.com/theatomicbitchwax