sábado, 7 de março de 2009


Próximos movimentos otários

Domingo, 08 de Março 18h
The Space Agency (Uk)
Os Tornados
Porto Rio, Porto




Os britânicos THE SPACE AGENCY formaram-se em 2002. O seu fundador, o guitarrista Simon Jones, é um ex-membro da banda psicadélica Vibrasonic. Com ele estão o também britânico Andrew Bowler na bateria, e a japonesa Hiromi Fukuzawa, na guitarra baixo. Os THE SPACE AGENCY fazem uma mistura única de música instrumental altamente influenciada pelo psicadelismo dos anos 60, pelo surf rock e pelo Eleki japonês. Eleki é o termo japonês para “eléctrico”, associado à “guitarra eléctrica”, e define um movimento estético de música instrumental, que proliferou, com muito sucesso, na década de 60 em todo o território japonês. Os adolescentes nipónicos, contornaram as barreiras linguísticas do inglês, dedicando-se à música de palavras ausentes, sobretudo devido ao impacto e ao êxito que algumas bandas estrangeiras instrumentais tinham no território do sol nascente, naturalmente, com os norte-americanos The Ventures à cabeça… Os THE SPACE AGENCY recuperam essa mística e mostram como se faz ao vivo.
http://www.myspace.com/thespaceagency
http://www.myspace.com/ostornados

Segunda, 09 de Março 22h
The Fuzztones (Us)
The Glockenwise
The Chargers
Porto Rio, Porto
12,5€ (venda antecipada Hell's Kitchen, Louie Louie e Lost Underground)

A compra antecipada do bilhete de Fuzztones dará uma entrada gratuita no dia anterior para o concerto de The Space Agency.




Começaram a fazer garage punk psicadélico antes do revival que o garage rock dos anos 60 viria a viver na década de 80. Nascidos nas entranhas da cidade de Nova Iorque no verão de 1980 da cabeça do enigmático vocalista/guitarrista Rudi Protrudi, logo se tornam uma das bandas mais destacadas desse revival.
O seu nome provém do som do pedal de fuzz – semelhante ao que os grupos dos 60’s usavam para obter uma distorção psicadélica – que serve para criar um som saturado que a banda prontamente denominou de “grunge” (bastante tempo antes de os jornalistas terem colado esse nome à conhecida explosão das bandas de Seattle).
Ás camisas psicadélicas, ao couro e aos colares de ossos humanos que fazem parte do aspecto visual da banda, junta-se o lendário logótipo da caveira com as guitarras Vox cruzadas, que viria a ser copiado por outras bandas e tatuado em muitas peles pelo mundo fora.
Foram a única banda do revival de garage da década de 80 a conseguir contracto discográfico com uma editora multinacional – altura em que se mudam para Los Angeles, que permanece ainda hoje como o seu centro operacional.
Os FUZZTONES atingiram um estatuto único como banda de culto ao longo destes 29 anos de carreira, sendo citados como influência directa por uma quantidade enorme de bandas como por exemplo, THE HIVES ou os HORRORS. Com inúmeros discos, numerosas digressões, muitas mudanças de formação, são sempre liderados pelo misterioso Rudi Protrudi que ao longo destes anos todos mantém intactos o seu carisma e sua lascívia. Se com a recente morte do vocalista Lux Interior tudo leva a crer que os CRAMPS tenham acabado, os FUZZTONES passam por direito a ser a mais lendária banda de garage rock do planeta ainda em actividade!
http://www.myspace.com/thefuzztones
http://www.myspace.com/theglockenwise

http://www.myspace.com/cooperativadosotarios