quinta-feira, 29 de abril de 2010


Joca em discurso directo

Entrevista sacada à má fila do Rock rola em Barcelos;



O nome João Pimenta, (aka Joca), não deve ser estranho a muita gente que acompanha de perto o movimento musical barcelense. O veterano vocalista foi membro dos Fetal Incest e frontman dos emblemáticos Green Machine, uma das bandas de culto e responsáveis máximos pelo garage rock made in BCL. Neste momento dedica-se em exclusivo, artisticamente falando, aos ALTO!, banda de R’n’R com elementos de GM e Black Bombaim, que lançou recentemente uma edição limitada em cassete do último trabalho, “computer says no”.
A ele muito se deve - pelas opiniões que vou recolhendo - a evolução e aparecimento de muito dos melómanos e novos músicos da cidade do galo. Cordial e sempre divertido, acedeu com facilidade ao nosso desafio. Fica o apelo para que lhe devolvam o masterpiece dos Kyuss e a minha indignação pelo insulto gratuito ao Augusto Canário, sem dúvida um dos “cães grandes” da música folclórica minhota.

Dick Dale / The Sonics - "Apesar de achar um piadão ao Dick, os Sonics são uma banda que me acompanham quer em casa, quer nos dj sets que vou fazendo aqui e ali."

John Coltrane / Tom Waits - "Considero "A Love Supreme" um dos melhores discos do século XX. É um disco que consegue mudar a minha disposição, sempre para melhor. Apesar do Tom ser um dos meus heróis também."

Blue Cheer / Atomic Rooster - "Atomic Rooster conheço mal, confesso. Já Blue Cheer é bem porreiro."
Led Zeppelin / Black Sabbath – "Os primeiros, apesar de aqui a escolha ser fodida. Mas os Zeppelin foram a seguir aos "The Doors" a primeira banda de rock que ouvi. Ainda tenho em minha posse a cassete do concerto do "The song remains the same". Que foi a primeira gravação que me pertenceu. Estarão sempre aqui dentro os Zep."

Velvet Underground / Joy Division - "Sempre fui mais fã deles do que dos “divisão do prazer”."

Black Flag / Fugazi - "A minha banda favorita de todo o sempre. Um compêndio de como manteres uma carreira sem nunca te venderes, ao fazeres as coisas como queres, quando as queres fazer, sem nenhum engravatado a dizer-te que música será o single ou que direcção terá o álbum. São a banda DIY por excelência. Ouço-os desde os 15 anos e ainda hoje, 13 anos depois, é uma banda que ouço regularmente."

Misfits / The Cramps - "Sem dúvida alguma, os pais do psychobilly. Um vocalista que é uma referência e uma influência para mim. Longa vénia."

Kyuss / Killing Joke - "Comprei o "Welcome to Sky Valley" uma altura em 1999, num sítio chamado Virgin Megastore, no Porto, que já nem existe. Depois, emprestei-o a amigos e nunca mais o vi. Pouco tempo depois havia um montão de gente em Barcelos que curtia Kyuss. Gostava que me devolvessem o CD."

Black Rebel Motorcycle Club / Brian Jonestown Massacre - "Não conheço muito bem a outra banda apesar de saber que o Peter tocou com eles. O primeiro disco de BRMC é um marco do rock and roll do novo milénio. Vi-os vivo em Paredes de Coura há uns anos. Foi muito bom."

Mão Morta / Xutos & Pontapés - "Nem é preciso explicação aqui."
Green Machine / ALTO! - "Os Green Machine foram muito importantes no meu crescimento musical mas uma pessoa tem de olhar sempre para o futuro. O passado só é porreiro para nos dar dicas sobre o que havemos de fazer no futuro. E para evitar erros que fizemos no passado."

Augusto Canário/Janita Salomé - "O Canário sucks big time. E o Janita tem o melhor nome de músico do mundo. Melhor do que Ney Matogrosso."